ART. TEMPOROMANDIBULAR

As doenças da Articulação Temporomandibular são um subgrupo de problemas faciais dolorosos. As siglas ATM são as iniciais de Articulação Temporomandibular. O sintoma principal deste problema é a dor na articulação. Pode aparecer de forma brusca ou pode ser progressiva durante meses ou anos com intermitente frequência e intensidade. Para além disso também é acompanhada de estalos, incapacidade para abrir a boca normalmente (bloqueios), dores de cabeça ou inclusive de pescoço.

A causa deste problema, em alguns casos, não é todavia conhecida porém parece estar claro uma relação com o apertar de dentes consciente ou inconsciente (Bruxismo), traumatismos ou golpes sobre o queixo ou a mandíbula, artrites de outras articulações ou factores psicológicos como o stress, estados de angústia ou ansiedade.

O profissional, para além de realizar uma correcta história e exploração física, buscará algum ou alguns dos factores desencadeadores, que se citaram anteriormente..


EL TRATAMIENTO

  • Artrocentesis ou lavagem da articulação através de uma punção. Geralmente realiza-se sob anestesia local.

  • Artroscopia. Igual como noutras articulações, pode introduzir-se na articulação uma óptica ou lente através das quais se observa o que acontece dentro da articulação e vão-se corrigindo os problemas. Realiza-se sob anestesia geral e o paciente regressa à sua actividade imediatamente pois é muito pouco incomodativa.

  • Cirurgia aberta (através de incisões ou feridas). Dependendo da severidade do quadro pode-se recorrer a este tipo de tratamento. Dentro deste capítulo existem numerosas técnicas cuja aplicação dependerá do tipo de tratamento.